ProcessoWarehouse

De Stoq Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

ização básica do saldo de estoque

Teremos um objeto Product que representa uma ficha cadastral de um produto. Associado a cada objeto Product teremos uma lista de objetos stock_info. Cada objeto contido nesta lista conterá as informações de estoque naquela unidade tal como exibido no diagrama abaixo:

[1]

A aplicação Warehouse não deverá permitir o cadastro de produtos ficando esta operação a cargo da aplicação purchase.

===Custo médio de um produto

=

A ficha cadastral de todos os produtos conterá um atributo "cost" que representará o custo final do produto. Este preço frequentemente representará o último preço cotado junto ao fornecedor do mesmo podendo variar dependendo da forma de trabalho do comprador. Teremos também um atributo não persistente denominado "average_cost" que representa o custo médio do produto. Este custo médio médio será apurado da seguinte forma:

  • Cada objeto ~StockItem conterá dois atributos básicos: quantity e total_cost. Estes atributos serão sempre atualizados no momento de uma saída ou entrada de item em estoque.

O atributo total_cost representará sempre o valor total pago* pela quantidade total do mesmo presente naquela unidade da empresa.

  • O custo médio será então sempre obtido através da divisão do total_value pelo conteúdo do atributo quantity.
  • Quando recebemos um material iremos sempre somar a quantidade recebida ao nosso atributo quantity e também somar o conteúdo de total_value ao valor total da nota fiscal para aquele produto.
  • Se retiramos um produto do estoque efetuaremos um processo diferente. Iremos primeiramente calcular o custo médio do produto e só então subtrair do total_value um valor equivalente ao custo médio multiplicado pela quantidade que estamos retiramos. Este processo será sempre executado em qualquer operação de saída de estoque.

=== Transferência de estoque

=

Esta operação permitirá transferir produtos entre unidades da empresa. Teremos sempre que associar um produto, quantidade, uma unidade de origem(local de onde retiramos o produto) e uma unidade de destino(local que recebe o produto). Debitaremos a referida quantidade no estoque da unidade de origem e creditaremos no estoque da unidade de destino. Importante: deveremos também permitir associar um serviço a uma operação de transferência. O motivo disto é que frequentemente deveremos alocar alguma operação de entrega para transportar os produtos da unidade de origem para a unidade de destino. Como estratégia inicial penso em armazenar um parâmetro que conterá um serviço padrão para transferência. Estando este parâmetro setado não ofereceremos ao usuário a opção de escolha de serviço e criaremos automaticamente o serviço padrão.

=== Retenção de produtos

=

O processo de retenção consiste em permitir debitar temporariamente do saldo de estoque produtos defeituosos. Uma vez lançada uma retenção para um produto deveremos informar o motivo da retenção, a quantidade de peças do produto e a unidade onde se encontra o mesmo. É importante notar que na maioria das vezes uma retenção estará sempre associada a um serviço que representará neste caso uma assistência técnica. ====Deveremos portanto incluir um parâmetro que permita a gerência definir se é possível ou não gerar uma retenção sem vínculo com serviço.

==

Uma vez consertado o produto iremos "liberar" a retenção do mesmo. Este processo consiste em creditar o saldo do produto anteriormente debitado e baixar o objeto de retenção marcando um status específico, FIXED talvez.

=== Ajuste de estoque

=

A interface de ajustes de estoque permitirá efetuar ajustes no saldo de estoque de determinado produto decorrente de irregularidades nos processos de recebimento de material e/ou venda. Torna-se claro que é uma interface de acesso altamente restrito e teoricamente não deveria ser nunca usada visto que o saldo de estoque de um determinado produto deveria ser sempre o resultado do número de peças recebidas - o número de peças vendidas. Um lançamento de ajuste será portanto necessário quando tivermos certeza que o saldo físico de determinado produto não é coerente com o saldo lógico presente no sistema. Para lançar um ajuste definiremos sempre um produto, quantidade, operação(crédito ou débito no saldo de estoque) e unidade no qual ele reside. ==== É importante ressaltar que aqui não ofereceremos nenhuma opção de exclusão e nem de cancelamento de objetos de ajuste. Em outras palavras, todo ajuste de estoque ficará permanentemente gravado na base de dados para fins de auditoria no futuro.

==

=== Inventário

=

Documentar aqui as etapas de um inventario baseado na experiencia Redley-Brasília.

=== Requisição de compra

=

Documentar aqui a interface responsável por emitir uma solicitação/requisição de compra de mercadorias baseadas no saldo de estoque e nas informações de estoque mínimo. [[|http://www.gymfun.de/turnen/_tmp/?cla40/matureolder granny movies]] [[|http://achinger.com:80/relaunch/?cla36/softcoresoftcore soft core blonde]] [[|http://achinger.com:80/relaunch/?cla36/asianjapanese japanese bath]] [[|http://www.gymfun.de/turnen/_tmp/?cla40/zoobestiality bestiality free movies]] [[|http://www.gymfun.de/turnen/_tmp/?cla40/waterspotspee girls peeing]] [[|http://upstateraceforthecure.org/inc/?cla38/waterspotspissing pee asian]] [[|http://upstateraceforthecure.org/inc/?cla38/cum-shotscumshots surprise cum shot]] [[|http://www.gymfun.de/turnen/_tmp/?cla40/teensteens naked black teens]] [[|http://achinger.com:80/relaunch/?cla36/teensteens naked black teens]] [[|http://www.gymfun.de/turnen/_tmp/?cla40/waterspotswatersports watersport porn]] [[|http://achinger.com:80/relaunch/?cla36/celebscelebs topcelebs]] [[|http://www.icq.com/search/results.php?qsite%3aupstateraceforthecure.org+sex+fetish&search_modeweb sex fetish]] [[|http://upstateraceforthecure.org/inc/?cla38/raperape rape passwords]] [[|http://achinger.com:80/relaunch/?cla36/fistingfisting cunt fist]] [[|http://upstateraceforthecure.org/inc/?cla38/analbutt teen butt pics]]